O trabalho do calculista pericial é aplicar um conjunto de condições que possibilitem a melhor aplicação dos termos que envolvem a questão-objeto, para oferecer maior lucidez aos cálculos apresentados.
De maneira simplista, os cálculos periciais devem conter:
“memória” e “resumo geral”.
A “memória” tem por objetivo demonstrar o detalhamento do cálculo, através de planilhas e programas disponíveis no mercado e órgãos relacionados ao poder judiciário.
Já o “resumo geral” é a síntese do cálculo, o fechamento propriamente dito, que possibilite um entendimento rápido dos resultados trazidos pela apuração dos trabalhos.
O objetivo do “resumo geral” é facilitar a consulta rápida e as atualizações futuras, compreendidas aqui para fins de aprendizado:
O resumo geral precisa apresentar de forma clara o somatório das parcelas apuradas, destacando-se a data final de atualização.
Conheça um pouco do mundo da contabilidade
Se você também está na lista de microempresários que gostariam de saber a resposta dessa pergunta, pode começar a se planejar para ter um carro novo.
Prazo para cadastro foi prorrogado até 31 de outubro; empresas devem se cadastrar independentemente do porte
Saiba como elaborar um laudo pericial. Compreender a estrutura metodológica, a confecção dos cálculos periciais, até os achados dos exames. Você saberá neste artigo, as orientações que julgo fundamentais para o trabalho de compreensão
Gostaria de receber informações relevantes sobre contabilidade? inscreva-se!